Brasília (DF) – O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), celebrou nesta quarta-feira (24) a aprovação, pelo Ibama, da Avaliação Pré-Operacional (APO) da Petrobras na Foz do Amazonas, última etapa antes da emissão da licença ambiental.
Em discurso durante Plenário, Davi Alcolumbre ressaltou que a decisão representa a concretização de uma luta de mais de uma década, compartilhada por lideranças políticas e pela sociedade do Amapá.
“São anos de espera para buscarmos essa riqueza que é do povo brasileiro, mas também dos amapaenses. Cada conquista nesse processo é resultado da união de esforços e do compromisso de todos que acreditaram nesse projeto”, afirmou.
O presidente do Senado agradeceu o apoio do governador Clécio Luis, do ministro Waldez Góes, das lideranças do Amapá, do senador Randolfe Rodrigues, de parlamentares da região e de atores do governo federal. Em especial, destacou a decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em apoiar a viabilização do projeto e levar “desenvolvimento aos rincões da Amazônia”.
O presidente concluiu ressaltando a importância do momento para o Amapá e para a Amazônia.
“Essa conquista é do povo da floresta, da população da Amazônia e, em especial, dos amapaenses. É o início de uma nova era de oportunidades e desenvolvimento sustentável para o nosso estado e para o Brasil”, disse.