Projeto faz parte do “Inovação Amapá”. Em dois anos, foram dois mil computadores doados a dezenas de centros de ensino, beneficiando 30 mil alunos
Ao participar, nesta segunda-feira (3), da cerimônia de doação de mil computadores a mais de 30 escolas públicas do Amapá, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que foram entregues “não apenas computadores”, e sim oportunidades de desenvolvimento, capacitação e aprendizado. Essa é a segunda leva de mil equipamentos entregues aos centros de ensino público do Amapá. Em 2024, foi realizada a primeira etapa de doação e, agora, com mais mil itens, serão mais de 30 mil alunos beneficiados pela medida.
A entrega faz parte do “Inovação Amapá”, maior programa estadual de educação digital da história do estado, que conta com a parceria do senador Davi. Os itens foram concedidos pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), com o apoio do Ministério das Comunicações (MCom). O “Invação Amapá” foca em proporcionar aos jovens experiências ligadas à tecnologia, informática, robótica e inovação.
“Esses equipamentos são fundamentais para o aperfeiçoamento de todo arcabouço educacional no Amapá. Temos a presença do governo federal, que idealizou esse programa tão importante para o país, e o Amapá se conectou a ele. A tecnologia está ao lado da ciência e a Unifap, junto ao governo federal, está capacitando mão de obra qualificada. Por isso, hoje, entregamos a esses jovens futuro, capacitação para o mercado de trabalho, inclusão digital e, acima de tudo, estamos despertando interesse dos amapaenses por um futuro tecnológico”, afirmou o presidente do Senado.
Os mil computadores deste ano – a serem entregues em duas etapas – são destinados a 23 escolas públicas de Macapá, duas de Mazagão e oito de Santana. Ainda durante o evento, foram diplomados quase 1,5 mil jovens do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), da Unifap. O CDR é um programa do governo federal, vinculado ao “Programa Computadores para Inclusão”, que trabalha para apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital. “São os governos federal e estadual, além de nossa bancada federal, representada por mim, unidos, para fazer diferença neste ambiente de modernização na nossa rede de ensino”, frisou Davi.
Essa não é a primeira vez que Alcolumbre apoia projetos de capacitação de jovens. O “Samaúma Tech”, presente em todos os 16 municípios do AP, tem o apoio direto do presidente do Senado. O projeto tem como alvo a educação tecnológica do estado do Amapá, levando informática, robótica e inovação para escolas, com o objetivo de promover a inclusão digital. Inclui a instalação de laboratórios em todos os municípios do estado e a capacitação de professores e alunos.
Segundo Alcolumbre, a educação pública sempre foi uma de suas principais bandeiras, da qual ele jamais abrirá mão. “Meu compromisso é com a educação, com o futuro dos nossos jovens. O meu compromisso é com os filhos do Amapá”, garantiu o presidente do Senado.
Escolas beneficiadas
Em relação às mais de 30 escolas a serem escolhidas, este ano, para receber os computadores, caberá ao governo estadual fazer a indicação . Após essa etapa, serão instalados os “Pontos de Inclusão Digital (PID)” nos respectivos locais. Alcolumbre é um dos principais apoiadores de projetos sobre inovação tecnológica e capacitação técnica à juventude, seja pela indicação de emendas ou articulações por mais recursos para o setor, em Brasília (DF).
O ministro Siqueira Filho disse que o projeto encabeçado pelo MCom é uma ação concreta de promoção da dignidade humana e de inclusão digital, especialmente nas localidades onde a população mais precisa.
“A tecnologia precisa fazer parte da vida de todos. Essa é uma missão do poder público. A informática abre portas para o conhecimento, para o estudo e para o mercado de trabalho. Por isso, ela precisa ser democratizada, com políticas de inclusão digital”, afirmou.
O governador Clécio Luís agradeceu o apoio do senador Alcolumbre, durante todos esses anos, em projetos essenciais para o estado, especialmente no que diz respeito à educação dos jovens. “Não tenho palavras para expressar minha alegria de estar entregando computadores para as escolas públicas do Amapá e também formando estudantes para o futuro. Minha gratidão ao senador Davi, parceiro de todas as horas no que diz respeito às necessidades do estado”.
Também participaram do evento desta segunda-feira a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alliny Serrão; o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes; deputados federais e estaduais, além de professores, alunos e servidores das instituições beneficiadas.


					















