Skip to main content

Na segunda-feira (15), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), anuncia o repasse de R$ 22 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios amapaenses. O recurso corresponde à regularização dos passivos do governo do estado do Amapá com as prefeituras. A liberação do dinheiro contou com a intermediação do presidente do Senado junto ao Ministério da Saúde.

“Este dinheiro vem em boa hora para atender a população amapaense que sofre com o caos da saúde. O cidadão precisa de um posto de saúde e não encontra, e, quando encontra, não tem remédio, não tem o esparadrapo, não tem nada. Como presidente do Senado e senador do Amapá, o meu sentimento é de muita responsabilidade para conversar como o governo do estado, com o Ministério da Saúde e com o gestor do município para resolvermos a vida do cidadão que mais precisa”, defende Davi.

Como a questão acabou sendo judicializada, o montante será transferido para o Poder Judiciário, que distribuirá o recurso para as contas das prefeituras. Os valores repassados serão proporcionais ao número de habitantes de cada município. A capital Macapá, por exemplo, onde vive a maior parte da população, receberá 41% do total, contabilizando pouco mais de R$ 9 milhões.

Com o nome de “Mais saúde para os municípios do Amapá”, o anúncio que marca a solução para um problema que se arrasta há nove anos, quando os passivos começaram a se acumular, será feito, às 9h30, no espaço Nuance Eventos.