Skip to main content

Em visita oficial ao Brasil, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Marrocos, Nasser Bourita, se encontrou, nesta quinta-feira (13), com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP). A vinda do Chanceler marroquino ao país representa o estreitamento dos laços bilaterais desde a visita do primeiro-ministro do Marrocos, Saadedini El-Othmani, para a posse do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro.

O presidente do Senado recepcionou o ministro destacando a afinidade com o país africano ao contar que os bisavós maternos vieram da cidade de Tânger, no Marrocos, para o Brasil há 110 anos. Nasser Bourita, por sua vez, lembrou que o judaísmo está enraizado na história do Marrocos e que, mesmo sendo o Islã a religião oficial, o rei Mohamed VI defende o livre exercício de todos os cultos religiosos no país.

O chanceler também relatou que fechou diversos acordos em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nas áreas de investimentos, cooperação jurídica e defesa e de memorando de entendimento sobre cooperação entre academias diplomáticas. Agradecendo a visita de cortesia, Davi disse esperar que a parceria entre os dois países renda mais desenvolvimento e aprofundamento na relação de amizade.

“O nosso país vive um momento de muita dificuldade e desigualdade social e nós, no Congresso Nacional, estamos engajados em ajudar o governo brasileiro a promover o crescimento econômico e a igualdade para todos os cidadãos. Esperamos que Brasil e Marrocos, irmanados, avançando nesta agenda bilateral, possamos contribuir para o desenvolvimento dos dois países”, declarou o presidente do Senado.

Participaram da reunião o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, e os senadores Chico Rodrigues (Democratas-RR), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Rocha (PT-PA) e Carlos Viana (PSD-MG).