Skip to main content
Discursos

Confira a íntegra do discurso da diplomação do senador Davi

By 21 de dezembro de 2022No Comments

Senhoras e Senhores,

Agradeço a Deus, em primeiro lugar, a oportunidade de estar aqui.  A confiança no poder divino e a fé nos permitem prosseguir diante dos desafios, sempre com a perspectiva de praticar o bem, para nós mesmos e para os outros.

Esse é um momento muito especial e significativo.  Além da honra de poder me dirigir a todos os eleitos, especialmente aos que assumirão pela primeira vez cargo tão relevante, é indispensável destacar que participar de uma sessão de diplomação é estar vivendo a história. É fazer parte da história.

Essa sessão é também a oportunidade que a sociedade, e todos nós temos, de expressar a força da nossa democracia. E, para mim, particularmente, o prosseguimento de uma jornada de gigantesca importância: representar e trabalhar pelo Estado do Amapá.

E por isso direi aos diplomados de 2022 o mesmo que disse aos diplomados de 2014: aqui e agora começa um novo tempo, começa uma nova história.

Há oito anos, em uma solenidade tão significativa quanto esta, quando fui pela primeira vez diplomado Senador da República pelo Amapá, fiz uma promessa: utilizar o mandato que os amapaenses haviam me concedido para orgulho de um filho de sua terra; de fazer o Estado ser reconhecido e respeitado no cenário nacional; de buscar o desenvolvimento para o nosso povo. Através do trabalho constante, fazer o Amapá ser grande, e humildemente, nesse instante posso afirmar: a promessa foi cumprida.

Hoje, reeleito Senador pelo Amapá, renovo o compromisso de servir ao meu Estado, de lutar e defender nosso povo com a mesma coragem, honra e dedicação inabaláveis diante de qualquer obstáculo.

O que faz a diferença na política são os atributos que tanto eu quanto meus nobres colegas devemos ter para nos desdobrarmos a fim de alcançar até o inalcançável pelo que defendemos. Somos impulsionados por ideais, projetos e ações para que a partir deles transformemos a vida de todos.  É preciso conhecer o exato sentido da palavra cooperação, legitimando nosso mandato por intermédio de ações e bens coletivos que cheguem a toda população. O que deve nortear nossa atuação, como parlamentares escolhidos por nossa gente, é o desenvolvimento; desenvolvimento esse que deve abarcar todos os cidadãos, com especial atenção aos mais vulneráveis.

Ao longo do meu mandato atuei para mostrar que o Amapá também é prioridade e essa tarefa jamais foi fácil. Foi preciso destemor para enfrentar o preconceito regional e a discriminação que, de fato, existe contra nossa gente. Sempre me perguntei por que nosso Estado não poderia estar em primeiro lugar. É algo inquietante para os nortistas saber que um pedaço tão importante do Brasil, jamais foi destacado como merece.

No entanto, a força do Amapá é gigante e cada um dos seus representantes traz consigo o potencial e a disposição inesgotáveis para levar o Amapá ao protagonismo. Se antes a União não olhava para nós, se antes a grande mídia não sabia sequer onde ficava o Amapá, se antes nenhum amapaense nascido nessas terras tinha chegado ao topo, agora sabemos que podemos mais, muito mais. Com honra e muito orgulho, exerci o cargo de presidente do Congresso Nacional, passando interinamente pela Presidência da República e, finalmente, fazendo com que o mundo olhasse para o Amapá e escutasse de vez a nossa voz.

É sabido que abrimos um vasto caminho de oportunidades. Todos os setores do Estado receberam atenção. Trabalhei pela união, primando pela igualdade, com recursos para todos os municípios, sem exceção. Conseguimos, de fato, construir uma grande corrente com o único objetivo de transformar a vida dos amapaenses para melhor.

As aspirações que tenho, espelham-se nas minhas ações em favor de conectar o presente ao futuro e tornar o Amapá motivo de orgulho para todas as gerações.

Para isso, Transformação é a palavra que melhor define nosso trabalho. As conquistas não me pertencem porque a mensagem que desejo transmitir é a de que o futuro é uma construção coletiva, cada homem, mulher e família tem seu papel fundamental nessa caminhada histórica e social. Ninguém é apenas um espectador, todos somos instrumentos capazes de transformar, mitigar e solucionar as demandas existentes na sociedade contando para isso com políticas públicas que expressem o real desejo da população.

Quem como eu testemunhou o sorriso de uma criança que voltou a enxergar pela primeira vez, ou viu a esperança e a gratidão no olhar de um idoso, sabe o valor dessas vitórias.  Quem como eu atravessou estradas e rios para levar atendimento aos irmãos indígenas, teve o sentimento de felicidade e realização.

Esse é o caminho por onde trilho. Trabalho que vocês veem acontecer, que é concreto, vivo, dinâmico. Antes das palavras de um homem, chegam suas ações, portanto, tenham a certeza de que cada obra e de que cada recurso conquistado nasceu de um sonho.

O sonho de estimular o desenvolvimento do nosso lugar. Do Amapá às margens do Amazonas, do Amapá ao som dos tambores, do Amapá sendo protagonista de sua história e de seu povo.

É meu desejo ver as cidades e o Estado como forma de integração com nossa gente. Eu sou um municipalista convicto. Acredito que é aqui, nas cidades, que a vida acontece, que a vida é vivida em toda sua amplitude. Por isso, não tive dúvidas: trouxe Brasília ao Amapá. Era necessário, porque em tempos tão desafiadores, marcados por tantas mudanças sociais e econômicas e mesmo inseridos em um contexto tão preocupante, a força do nosso trabalho fez com que tirássemos do papel projetos e os transformássemos em obras; sementes em colheita; solidariedade em inclusão social.

Chegamos vitoriosos ao final de um processo eleitoral extremamente difícil, superando agressões, desrespeitos e fake News.  Tivemos a convicção de nos guiarmos pela verdade, pelo trabalho e pelo bem. E o povo amapaense, com sabedoria, soube reconhecer. E vencemos!

Com toda convicção, afirmo que em nossas vidas, tanto públicas quanto privadas nosso agir deve ser exemplo de tolerância e hombridade para que possamos verdadeiramente e, sob quaisquer circunstancias, respeitar e sermos dignos do respeito alheio.

Senhoras e senhores, fui eleito Senador da República aos 37 anos e carrego com orgulho ter sido em seguida eleito pelos meus pares o mais jovem presidente da história do Congresso Nacional!  E no exercício da presidência mantive o parlamento apaziguado, isso em um dos momentos mais graves da história da nação. Defendi o diálogo, utilizando a preciosa ferramenta da moderação. Nunca, em momento algum, me afastei de minha responsabilidade com meu país, com meu povo e com meu Estado. Muito ao contrário, eu os defendi com todas as minhas forças.

A união de todos pelo bem de todos, deve se sobrepor aos interesses individuais. Que seja possível, a partir de agora, com lucidez e respeito, promover avanços que, de fato, o Amapá precisa para se desenvolver e para que esteja no caminho de profundas mudanças sociais, econômicas e ambientais.

Para que, simultaneamente, aconteça o desenvolvimento humano que todos almejam na educação, na saúde, na segurança pública, no saneamento, na habitação, na mobilidade urbana e na preservação de nosso patrimônio histórico, cultural e natural.  Que nossa população possa desfrutar do bem-estar em todos os cantos de nosso Estado; dos nossos centros urbanos às margens dos rios e suas famílias ribeirinhas, ou entre povos tradicionais no coração do Tumucumaque.

Que aonde esteja um cidadão amapaense, de nascimento ou de amor, que ele seja alcançado com as políticas públicas necessárias e fundamentais ao seu progresso individual e coletivo.

Nesta tão expressiva solenidade, repleta de significados, não posso deixar de parabenizar meus futuros colegas da bancada federal, desejando-lhes boa sorte, e que tenham muita disposição e espírito de coletividade.

Estendo meus cumprimentos as deputadas e deputados estaduais eleitos do Amapá, com sinceros votos de sucesso desejando que utilizem o mandato­­­ outorgado pelo povo para alavancar o crescimento de nosso Estado.

Tenho também a honra de fazer um agradecimento muito especial, ao nosso governador, Waldez Góes. Ele, que na defesa do Amapá e das conquistas que alcançamos em favor de nosso Estado, manteve-se no cargo até o final de seu mandato, no próximo dia 31 de dezembro, abdicando de concorrer a qualquer outra função pública, para acompanhar, supervisionar e garantir a execução de projetos e obras que trouxemos para o Amapá. Esse é o verdadeiro homem público, que se guia na defesa do seu povo, do seu Estado. Muito obrigado, governador Waldez Góes.

Aos meus suplentes Josiel e Breno o meu agradecimento caloroso.

Ao vice-governador eleito, Teles Junior, meu carinho, respeito e consideração, com a plena confiança de que contribuirá significativamente com o desenvolvimento de nosso estado.

Ao governador eleito, meu amigo e irmão, Clécio Luís, que terá a difícil e honrosa missão de comandar os destinos do Amapá nos próximos anos, digo: você não está sozinho. Você carrega a grande expectativa e a esperança de milhares de amapaenses. Conte comigo e com meu mandato nessa caminhada para que possamos transformar sonhos em realidade, para que possamos atingir metas, porque em cada meta estão pessoas, estão famílias, estão cidades que pulsam e um Estado vivo e forte.

O meu mais profundo agradecimento à minha família por uma vida inteira de apoio e companheirismo. Aos meu pais, Julia e Samuel toda a minha devoção de filho e, aos meus irmãos, minha gratidão. À minha esposa Liana, obrigado pelo amor e cumplicidade que ultrapassa todos esses anos. Aos meus filhos David e Matheus, eu não estaria aqui hoje sem o apoio de vocês. Muito, muito obrigado.

Ao povo do meu querido Amapá, meu mais sincero agradecimento pela confiança e honra que me foram concedidos. A política se legitima pelo trabalho, pela mudança real na vida das pessoas. Eu dediquei e dedico minha vida a esta missão: transformar o Amapá e dar dignidade ao meu povo.

Vamos seguir transformando o Amapá e fazendo ele gigante no mapa do Brasil. Que Deus abençoe nossa jornada.

Bora trabalhar!!!


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 142

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 143
× Como posso te ajudar?