Skip to main content

Mais de seis mil estudantes do Amapá receberão aulas de informática e robótica, em laboratórios especializados, ampliando, assim, a capacitação técnica e oportunidades de emprego para esses jovens. Sob a articulação do senador Davi Alcolumbre (União-AP), coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, foi assinado, nesta quinta-feira (24), no gabinete do parlamentar, em Brasília (DF), um termo de cooperação técnica e científica entre o governo do Estado, a Positivo Tecnologia, o CITS Amazonas, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Há anos, a empresa Positivo, considerada um dos maiores grupos do segmento educacional do país, aplicava parte de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento na região de Manaus. Este ano, com as articulações do senador Davi Alcolumbre, foi aprovado o projeto da UNIFAP para que esses valores fossem aplicados no Amapá. Assim, ainda este ano, a Positivo concederá os equipamentos de informática e robótica para todo o estado do Amapá e caberá ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), junto à UNIFAP, executá-los nos centros de ensino público de todos os municípios amapaenses.

A iniciativa é inédita já que é a primeira que uma universidade amapaense se credencia através dos benefícios da Lei da Informática. Essa primeira etapa do projeto está orçada em cerca de R$ 7 milhões.

Para o senador, a ação será responsável por transformar a vida de milhares de famílias por meio da educação.

“Esta é uma das melhores notícias que poderíamos dar aos nossos jovens amapaenses que, a partir de agora, com esses centros de informática, poderão ampliar seus conhecimentos e estudos, podendo ter, por exemplo, mais oportunidades de emprego e informação”, frisou o senador.

O parlamentar agradeceu ainda o apoio do senador Omar Aziz (PSD-AM), que auxiliou nas negociações com a Suframa. Desde 2019, o estado luta pela implantação desses centros de informática nas escolas estaduais e, agora, com o apoio do senador Davi, o projeto está se tornando realidade.

Segundo a professora Simone Leal, a universidade federal deverá capacitar cerca de 500 professores para instruírem as escolas públicas municipais e estaduais na condução dos novos laboratórios de informática que contarão, inclusive, com um centro de robótica.

“É por meio desse projeto que iremos montar os centros tecnológicos em todos os municípios do Amapá, que receberão uma sala de informática e um laboratório com equipamentos de robótica”, contou a educadora.

A reunião no gabinete do senador contou ainda com a presença do representante da Positivo José Goutier, Cássio Chameck; da CTIS, Marilda Medeiros Packer; da Suframa, Leopoldo Augusto; do secretário de Representação do Governo do Estado do Amapá em Brasília (DF), Zico Araújo; e do secretário de Governo do Estado do Amapá, Jorge Pires.

“Foi um encontro extremamente positivo porque saímos com uma ação efetiva para beneficiar todo o estado do Amapá, não somente algumas regiões, levando conectividade e profissionalização para milhares de jovens amapaenses”, acrescentou o senador Davi.

Também presente na reunião, o reitor da UNIFAP, Júlio César Sá de Oliveira, reconheceu e agradeceu o apoio do senador para a concretização de um dos projetos mais importantes para os jovens do estado. “Desde de 2019 há a tentativa de tornar esse sonho em realidade para nosso estado e agora, com a intervenção do senador Davi, foi possível”.


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 142

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 143
× Como posso te ajudar?