Skip to main content

Junto ao deputado Vinícius Gurgel, Alcolumbre articulou a reconstrução de uma das obras mais esperadas pelo estado

Com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), coordenador da bancada federal, em parceria com o deputado federal Vinícius Gurgel (PL-AP), a Ponte Sérgio Arruda, que liga o Centro à Zona Norte de Macapá, teve seu processo de revitalização iniciado e está prestes a se tornar um sonho realizado para os macapaenses. Com problemas estruturais desde 2014, a ponte está em processo de demolição desde a última sexta-feira (24), e o trabalho deve durar cerca de 15 dias. Logo após essa etapa, será iniciada a reconstrução de um dos empreendimentos mais importantes, em termos de mobilidade urbana, em Macapá.

Ao todo, foram mais de R$ 10 milhões destinados para a revitalização da Sérgio Arruda, sendo que mais de 40% desse valor (R$ 4,2 milhões) já estão na conta da prefeitura desde a última semana. Considerada primordial para facilitar o fluxo de trânsito na região, a ponte, hoje, conta com uma estrutura frágil e precária e, para o senador Davi, sua reconstrução representará, sobretudo, qualidade de vida para a população, melhoria na mobilidade urbana e desenvolvimento regional.

“É uma obra de extrema importância para capital e, sem dúvida alguma, uma das maiores obras de mobilidade. E, claro, fruto do nosso trabalho para melhorar a vida do povo do nosso Amapá”, destacou Davi.

De acordo com o projeto apresentando, a construção será dividida em duas etapas: a primeira é a revitalização, incluindo novas faixas de rolamento e construção de ciclofaixa, além do calçamento para pedestres e urbanização do entorno. A segunda fase contempla a área do Canal do Jandiá, consistindo na elevação do nível da ponte de retorno, que evitará o alagamento da via que ocorre quando a maré está alta. O projeto também contemplará a construção da ponte que interliga os bairros Pantanal e Pacoval.

A obra será executada pela prefeitura de Macapá. Estão previstos ainda, para a Ponte Sérgio Arruda, obras de acessibilidade, com meio-fio e passeio (calçada) com rampa de travessia; piso tátil de alerta e direcional; e implantação de guarda-corpos em todo o passeio pertencente à ponte sobre o canal. A expectativa da prefeitura de Macapá é de que a reconstrução seja concluída em 120 dias.

“Estamos falando de mais trafegabilidade para os motoristas, de melhoria no fluxo dos automóveis e, também, de mais segurança para os pedestres. Como sempre digo e repito: meu mandato é do povo do Amapá, que sempre poderá contar com meu empenho, dedicação e trabalho para tornar o estado cada vez menos desigual e mais desenvolvido”, assegurou Alcolumbre.