Skip to main content

Nesta segunda-feira (11), o município de Santana foi o primeiro a lançar o projeto que beneficiará seis mil alunos amapaenses

Idealizados e articulados pelo senador Davi Alcolumbre (AP), os centros de robótica já começaram a ser implantados e inaugurados na rede pública de ensino do Amapá. A iniciativa faz parte do “Samaúma Tech”, um projeto educacional que visa inaugurar centros tecnológicos em robótica em todos os municípios amapaenses. Nesta segunda-feira (11), o primeiro a receber o Centro Tecnológico em Robótica do Amapá foi na Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana. O espaço conta com equipamentos tecnológicos de ponta para a capacitação de professores e alunos da rede pública.

“Lutamos muito para realizarmos este grande sonho para as escolas públicas de nosso estado, que merecem sempre nossa atenção e reconhecimento pela importância na vida de nossos jovens”, disse Davi.

O projeto educacional e tecnológico é liderado pelo senador, gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Governo do Amapá, implementado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS). O programa só está se tornando realidade no estado devido aos recursos articulados diretamente pelo senador.

Segundo o parlamentar, o objetivo do “Samaúma Tech” é fomentar o ensino da ciência e tecnologia na educação básica, capacitando estudantes e professores e transformando a escola em um espaço de inovação. “Estamos falando de uma importante iniciativa que vai oferecer capacitação em robótica a professores e beneficiar mais de seis mil alunos em nosso estado. Ou seja, o ‘Samaúma Tech’ não só educa e capacita como amplia as possibilidades de emprego desses futuros jovens no mercado de trabalho”, frisou Alcolumbre.

O Programa Prioritário: Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0) tem apoio de parceiros como a Positivo Tecnologia que contribuiu em estrutura e desenvolvimento tecnológico da ação. Participam do programa professores das escolas de ensino fundamental. O PPI4.0 está dividido em quatro fases, que incluem planejamento, desenvolvimento dos laboratórios, execução e encerramento, quando serão apresentados os resultados práticos. A estimativa de duração é de dois anos.

Além disso, a previsão é capacitar 340 professores da rede pública de ensino, divididos em 17 turmas de 20 cada, que impactarão no fornecimento de aprendizagem tecnológica de mais de seis mil alunos. “São vidas que serão transformadas por meio da educação. Aliás, se tem algo que eu sempre digo e repito é que meu mandato tem um carinho e atenção especial com a educação porque é por meio dela que nossos jovens têm suas vidas transformadas”, destacou Davi Alcolumbre.
O plano de ação do projeto prevê que, em 24 meses, sejam montados 18 laboratórios tecnológicos distribuídos em escolas dos 16 municípios do Amapá. Quatro deles estão nos mais populosos (Macapá e Santana) e um em cada uma das outras 14 cidades.

Reconhecimento

Participantes da inauguração do projeto em Santana elogiaram e reconheceram o esforço de Davi Alcolumbre pela concretização dos centros de robótica no estado. “Não podemos deixar de aplaudir o senador Davi pela iniciativa deste projeto”, afirmou o superintendente da Suframa, João Bosco Gomes. A vice-reitora da Unifap, Simone Leal, afirmou que, com a intervenção do senador, o projeto avançou e, hoje, é uma realidade no estado. “Para que este projeto fosse realizado, foi necessária a intervenção do senador Davi, que mobilizou e levou a necessidade do estado para este tipo de capacitação”.

Também presente no encontro, o diretor da P&D Relações Governamentais da Positivo, José Goutier, destacou a ausência de profissionais na área de tecnologia no país e, por isso, a importância desse tipo de projeto para o país. “O Brasil, este ano, está formando 58 mil profissionais de Tecnologia da Informação, mas precisa de 200 mil. Então, esse tipo de curso serve para fomentar essa vontade de desenvolver a tecnologia nesses futuros profissionais”.

O governador em exercício, Teles Júnior, também destacou a mobilização de Davi Alcolumbre no que diz respeito às demandas do Amapá. “O senador Davi atua em todas as áreas e, mesmo comprometido com as pautas nacionais, na construção de uma base política fortalecida para o Brasil, não deixa de olhar para nosso estado”.


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 142

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 143
× Como posso te ajudar?