Presidente Davi e governador Clécio entregam o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá
Aguardada há décadas, a unidade transformará o tratamento oncológico do estado, com atendimento gratuito e de alta qualidade
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), o governador Clécio Luis e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregam, nesta sexta-feira (5), o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá. Aguardada há anos pela população, a unidade promete revolucionar o atendimento a pacientes com câncer no Amapá, com equipamento de alta complexidade e superando mil atendimentos mensais. Isso significa ampliação de diagnósticos precoces, tratamento eficaz e moderno e chances reais de cura.
O projeto é resultado de uma condução política do senador Davi Alcolumbre, o que garantiu prioridade e alinhamento institucional para sua implantação no Amapá. A partir dessa articulação, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, executou a obra, realizou a licitação, contratou serviços e destinou recursos para a construção e aquisição de equipamentos de alta tecnologia, via Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER-SUS).
Ao todo, o empreendimento custou mais de R$ 31 milhões, investidos em construções, estrutura e aquisição dos equipamentos. Por meio das emendas parlamentares do senador Davi – no valor de R$ 16,3 milhões – foi possível fazer um “upgrade tecnológico” e operacionalização, com a compra dos aceleradores lineares e de aparelhos de braquiterapia. Ambos são métodos para tratar o câncer, danificando o DNA das células cancerosas e impedindo que se multipliquem, ao mesmo tempo que buscam poupar tecidos saudáveis.
Para o senador Davi, trabalhar pelo primeiro Centro de Radioterapia do estado é um dos maiores orgulhos de seu mandato. Segundo ele, o Amapá está entregando não apenas esperança aos pacientes, mas segurança, qualidade de vida e chances reais de cura para dezenas de pais e mães de família. “Esse é um dos projetos dos quais sinto mais orgulho na minha vida pública. A partir de agora, famílias amapaenses não precisarão viajar para longe para ter acesso ao tratamento eficiente”, afirmou Alcolumbre.
O governo do Amapá atuou no processo de implantação do centro, mobilizando diferentes áreas da administração estadual para viabilizar as etapas de instalação, operação e integração do novo serviço à rede pública. “É um sonho para o povo amapaense porque, hoje, os pacientes precisam sair do estado para receber o tratamento que tanto precisam. Agora, oferecemos para as pessoas bem-estar e qualidade de vida”, disse o governador Clécio.
A expectativa é de que sejam realizadas mais de mil sessões de radioterapia por mês. A equipe técnica do Centro de Tratamento foi treinada pelo Hospital de Amor – considerado o maior centro oncológico da América Latina. Também participam da cerimônia de inauguração o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata; a diretora do Hospital de Amor, Rafaela Oliveira; as bancadas federal e estadual, vereadores, representantes da classe médica, além de outras lideranças locais.
Serviços
Evento: lançamento do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá.
Data: 05/12/2025 (sexta-feira).
Horário: 9h.
Endereço: Rua Imperatriz, SN Infraero – atrás do Hospital do Amor.



