Skip to main content

Expectativa é de que 10 mil pessoas sejam operadas de catarata e de pterígio na região

Em 48 horas, o programa Mais Visão, que chegou na quarta-feira (21) ao Vale do Jari, já realizou mais de mil atendimentos, sendo 168 cirurgias entre catarata e pterígio, 256 consultas, 450 testagens para a Covid-19 e 150 exames pré-operatórios.

A estimativa é de que 10 mil cirurgias sejam realizadas, com uma média de 200 cirurgias ao dia, sendo 100 cirurgias de catarata e outras 100 de pterígio (carne crescida). Ao todo, considerando que um mesmo paciente pode necessitar de até 4 consultas (triagem, exame, cirurgia e pós-cirúrgico), os atendimentos no Vale do Jari podem  passar de 40 mil.


A estrutura do Mais Visão na região conta com uma carreta toda equipada e um grande centro de triagem e atendimento, montado no prédio da secretaria de Assistência Social de Laranjal do Jari.

A coordenação do programa fez as contas e viu que seria muito mais dispendioso e menos eficaz esperar os pacientes em Macapá, tendo em vista os custos individuais do deslocamento de cada um, do que enviar equipe técnica 10 dias antes para preparar os atendimentos no extremo sul do Amapá.

No entanto, a coordenação do Mais Visão explica que os atendimentos seguem, sem interrupção, em Macapá (no Capuchinhos) e informa que uma outra equipe do programa ficará no Vale do Jari até atender a demanda de toda a região.

O Mais Visão já realizou mais de 37 mil cirurgias de catarata e pterígio em Macapá, com mais de 200 mil atendimentos, e conta com o envolvimento de  70 profissionais.

Maior programa de cirurgias do Amapá

“O Mais Visão, o maior programa de cirurgias do estado, chega em Laranjal do Jari e só vai sair daqui depois que todas as demandas forem atendidas. As cirurgias estão sendo com todo o equipamento necessário, uma estrutura correta e cuidadosa, para realizar até 200 cirurgias por dia”, explicou o senador Davi Alcolumbre.

Ao todo o  programa já realizou mais de 37 mil cirurgias em Macapá e foi idealizado pelo próprio senador Davi, com emenda parlamentar de autoria dele, e com investimentos e estrutura logística em parceria com o governo do estado.

“Mais do que devolver a visão, o programa dá uma nova vida aos pacientes”, disse o senador Davi em visita nesta sexta-feira ao Vale do Jari.

Acompanhado do governador Waldez Góes, do senador Lucas Barreto, da coordenadora da bancada federal,  Aline Gurgel;  do deputado Luiz Carlos e da deputada estadual Aline Serrão, do ex-prefeito de Macapá, Clécio Luis, Davi foi recebido pelos prefeitos de Laranjal do Jari e de Vitória do Jari, respectivamente, Márcio Serrão e Ary Duarte, com os quais o senador participa de extensa agenda de trabalho neste final de semana.

Davi destacou a importância dos prefeitos para a realização dos atendimentos e  cirurgias do Mais Visão.

“Nós não conseguiríamos sem o apoio de vocês, por isso é muito importante registrar e agradecer a parceria do prefeito Márcio Serrão, de Laranjal, e do prefeito Ary Duarte, de Vitória do Jari, que estão nos ajudando muito nesse trabalho de zerar demandas por cirurgias de catarata e  de pterígio no Vale do Jari”, pontuou Davi.

Saiba como se inscrever

No Vale do Jari, assim como acontece em Macapá, todos os pacientes devem passar pelo processo de triagem, em que é verificado se ele está com Covid-19. Com o resultado negativo, os exames pré-operatórios e a cirurgia são agendados para o dia seguinte ou até para o mesmo dia.

O Mais Visão também montou uma sala de estabilização para atender casos de urgência e emergência aos pacientes que passarem pelos procedimentos.

Ambulância para emergências

Além disso, uma ambulância ficará à disposição para realizar o transporte desses pacientes para o Hospital Estadual de Laranjal do Jari ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que é a referência de atendimento para os casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.

Como agendar?

Pacientes interessados em agendar procedimentos podem enviar a solicitação através do WhastApp para o número (96) 99119-0429.

Catarata

Nos casos de catarata, é preciso enviar fotos dos documentos de identificação, CPF, cartão do SUS e laudo do médico oftalmologista comprovando a doença. Se o paciente tiver 50 anos ou mais, o laudo não é necessário.

Pterígio

Para as cirurgias de pterígio (carne crescida), é obrigatório o envio do laudo para todas as faixas etárias, entretanto, serão aceitos laudos expedidos por médicos de qualquer especialidade. A equipe deverá entrar em contato com a data do agendamento em até 24 horas.

Também é possível agendar  pessoalmente, indo até o setor de administração do Hospital Estadual de Laranjal do Jari ou indo diretamente no local onde está acontecendo o ‘Mais Visão’.

Tem mais

Caso a equipe verifique que o paciente precisa passar por outros procedimentos ofertados pelo programa, além de catarata e pterígio, ele será encaminhado para a unidade dos Capuchinhos, em Macapá, que é a responsável pelo tratamento de outras doenças da retina que exigem maior complexidade.


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 142

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 143
× Como posso te ajudar?