Skip to main content

Investimentos foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre

A construção do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá segue em ritmo acelerado e já alcança 52% das obras concluídas. A previsão é entregar o prédio pronto no segundo semestre de 2024.

O investimento é uma articulação do senador Davi Alcolumbre via Ministério da Saúde, que destinou mais de R$ 16 milhões para as obras. O prédio vai funcionar no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá, atrás do Hospital de Amor.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, o centro vai permitir com que o paciente encontre tratamento mais perto da família, sem ter que sair do Amapá para buscar o serviço.

“A oncologia é uma das áreas que mais demandam o TFD. Com a oferta pela primeira vez da radioterapia no estado, é possível reduzir os deslocamentos e manter o paciente perto da sua família, que é um apoio muito importante para enfrentar o tratamento”, explicou Silvana.

Centro de Radioterapia

O Centro de Radioterapia será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.

A unidade terá equipamentos de alta tecnologia, produzidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos, como o acelerador linear, que abrange o tratamento em áreas diferentes do corpo, e ainda outro voltado para a braquiterapia, com atuação pontual e interna no corpo do paciente.

O valor de R$ 16,3 milhões custeia a obra, os equipamentos, o projeto e a fiscalização, que será feita pelo Governo Federal, durante três anos.


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 142

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 143
× Como posso te ajudar?