Skip to main content

Sob a condução do senador amapaense, Congresso Nacional sedia pela primeira vez o encontro interparlamentar do bloco, que reúne 11 países e representa 40% do PIB mundial.

Brasília (DF) – O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), abriu, na manhã desta quarta-feira (4), a 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics. É a primeira vez que o evento ocorre no Brasil. A cerimônia foi realizada no plenário do Senado Federal, em Brasília, com a presença de representantes dos parlamentos dos 11 países que integram o bloco, entre membros fundadores e nações parceiras.

Em seu discurso, Davi destacou a importância do fórum como espaço de construção conjunta e defendeu uma atuação mais ativa dos parlamentos nos debates internacionais. “O Congresso Nacional se orgulha de ser, pelos próximos dias, a Casa deste fórum, que já se revela como um símbolo forte da cooperação internacional entre os nossos parlamentos. Somos o elo necessário entre os interesses dos povos que representamos e as instâncias de decisão global. Somos, cada parlamento, a voz do nosso povo”, afirmou.

O parlamentar também reforçou que o Brasil, na presidência rotativa do Brics em 2025, aposta no diálogo como ferramenta de paz e progresso. “O mundo vive um tempo de tensões geopolíticas, de desafios ambientais graves e de desigualdades persistentes. Mas também é um tempo de esperança, de avanços tecnológicos sem precedentes e de sociedades prontas para trilhar novos caminhos de paz e geração de riquezas”.

Temas estratégicos

O fórum reúne debates sobre temas considerados prioritários para os países em desenvolvimento. Entre os assuntos destacados por Davi, estão os desafios à arquitetura multilateral de segurança e paz, o fortalecimento dos sistemas de saúde, os impactos da inteligência artificial e a agenda de desenvolvimento sustentável. “Não podemos pensar na possibilidade do futuro sem desenvolvimento sustentável e econômico. É necessário que ambos caminhem juntos” alertou.

Protagonismo feminino e ampliação do bloco

Alcolumbre destacou ainda dois pontos simbólicos da atual edição: o protagonismo feminino e a ampliação do Brics. O fórum deste ano conta com uma programação especial dedicada à atuação das mulheres parlamentares. “A sociedade se fortalece quando incorpora, de forma efetiva, a perspectiva feminina nas decisões políticas. Nos orgulhamos de sediar um encontro que tem como um de seus pilares o protagonismo da mulher”, disse.

Com a entrada de novos países, o Brics agora representa cerca de 40% do PIB global e 25% do comércio internacional. “Somos diversos, mas unidos pela busca de justiça social, equilíbrio geopolítico e desenvolvimento sustentável. Tenho a absoluta certeza de que estes números serão ainda maiores nos próximos anos”, completou.

Parcerias internacionais

O presidente do Senado também comentou os resultados de viagens recentes à China e à Rússia. Segundo ele, os encontros com autoridades parlamentares e empresariais aprofundaram a cooperação bilateral em áreas como energia limpa, segurança alimentar e inovação tecnológica.

“São avanços que reforçam o papel de cada parlamento como ator ativo na promoção do desenvolvimento. Desejo que este fórum seja um espaço prioritário de debates, de fala propositiva, de construção conjunta. Que ele ofereça, como resultado histórico, um documento final coerente com as nossas convicções”.

O evento conta com a participação de representantes dos parlamentos da África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã, Rússia e Belarus, além do Brasil.