Senador pelo Amapá, presidente Davi comemora fim de visto para brasileiros entrarem na Guiana Francesa
Brasília (DF) – Senador pelo Amapá, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), comemorou o anúncio feito, nesta quinta-feira (5), pelo presidente francês Emmanuel Macron sobre o fim da exigência de vistos para brasileiros que desejam entrar na Guiana Francesa – território francês que faz fronteira com o estado.
Essa é uma luta antiga de Alcolumbre. Em março de 2024, durante visita oficial de Macron no Congresso Nacional, o senador chegou a conversar com o presidente francês sobre o tema, sob o aspecto do cumprimento do princípio da reciprocidade e cooperação. “Falei para ele da importância de se respeitar os mesmos critérios que nós, brasileiros, temos para entrar na França, também, na Guiana. Agora, estamos alinhados na reciprocidade e cooperação”, afirmou.
O anúncio do fim do visto feito nesta quinta-feira ocorre a poucos dias da Conferência de Macapá e Caiena (CMT), fórum de cooperação entre Brasil, mais especificamente o Amapá, e a Guiana Francesa, com o objetivo de aprofundar a integração e o desenvolvimento transfronteiriço entre os dois territórios “Sem dúvidas, hoje é um dia único para os amapaenses. Nossa luta terminou. Acabou esse negócio de o amapaense ter que ir a Brasília tirar o visto para, então, entrar na Guiana”, comemorou.