Duas balsas, empurradas por dois barcos motores, que saíram carregadas de Manaus na última quarta-feira (11), com usinas para geração térmica, estão a caminho do Amapá e devem chegar até amanhã, como mais uma parte do conjunto de ações definidas para o restabelecimento da energia total no estado.
Para isso, a empresa comprou, de forma emergencial, 45MW (25MW para a subestação de Santana e outros 20MW para a de Santa Rita). Na quinta (12), a documentação foi entregue na Balsa de Itacoatiara e, agora, as embarcações seguem direto para Macapá.
Assim que os geradores forem instalados em Santana, na terça ou quarta-feira, mais uma etapa se cumpre e o restabelecimento da energia em 100% fica mais próximo.
As informações foram passadas pelo próprio diretor-presidente da Eletronorte, Roberto Parucker, em telefonema ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, nesta sexta-feira (13).
Também nesta sexta-feira a usina (UHE) de Coaracy Nunes voltou a gerar 70 MH de energia. Desde o apagão, e até ontem, a usina estava trabalhando com a geração de 40 MH de energia.