Skip to main content

Macapá segue com 32 pontos de alagamentos mapeados em toda a cidade.

O senador Davi Alcolumbre e o governador Clécio Luís reuniram com a equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para tratar do plano de trabalho que vai garantir a liberação de recursos para reforçar o atendimento aos moradores do Aturiá, que tiveram as casas destruídas pelas fortes marés do Rio Amazonas e as famílias atingidas pelas fortes chuvas na Macapá.

O encontro, na quinta-feira, 15, também contou com a presença ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do deputado federal, Josenildo Abrantes; e da Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Assistência Social.

“Saímos de uma reunião com a Defesa Civil Nacional, e a vinda do ministro Waldez aqui foi para se colocar à disposição, assim como está fazendo para todo o estado, para nos ajudar nesse período de enfrentamento das fortes chuvas. Nós tivemos um momento crítico na última terça-feira, mas sabemos que o período de chuvas ainda não acabou, por isso precisamos continuar com as ações”, pontuou o governador.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que também deve buscar a antecipação de programas sociais como Bolsa Família, por exemplo, para dar suporte às famílias beneficiadas com o programa federal.

“Desde terça-feira, estamos juntos com o Governo do Estado, apoiando as prefeituras de Macapá e Santana, fizemos reconhecimento sumário da situação de emergência decretada pelo governador Clécio, e agora estamos reunindo com ambos para tratar os planos de trabalho. Vamos buscar também a antecipação de programas sociais e outros benefícios. O Ministério da Saúde que pode apoiar muito com kit de saúde, atendendo mil pessoas”, destacou o ministro.

O senador Davi Alcolumbre também vem acompanhando e articulando políticas para apoiar as famílias em Macapá.

“Estamos monitorando toda essa situação delicada que os moradores estão enfrentando. Tanto o Governo do Estado como o Federal não estão medindo esforços para minimizar o impacto dos prejuízos causados pelas chuvas”, reforçou.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.

Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 142

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/davialcolumbre/www/wp-content/plugins/wp-whatsapp-chat-attendant-rotation/includes/class-hn-waar.php on line 143
× Como posso te ajudar?